
Se você está procurando por revestimentos para seu projeto, a duvida pelo qual for escolher é a principal preocupação nesse caso, nesse artigo mostraremos os tipos de revestimentos mais comuns no mercado e daremos algumas dicas sobre cada um deles.
A praticidade e a durabilidade também são pontos essenciais na hora de escolher o tipo de revestimento que sera usado em seu projeto.
Porcelanato
Em termos de opções de cor e estilo geral, é de longe o material de revestimento mais versátil disponível. Há de tudo, desde minúsculos mosaicos a pisos de grande formato, até mosaicos que combinam a aparência da madeira com a durabilidade da cerâmica.
Porcelanato e cerâmica vidrada são as opções de revestimento mais duráveis, e exigem pouca manutenção. A argamassa nos ladrilhos deve ser vedada periodicamente para evitar manchas.
Como o porcelanato é duro e pode ser fria sob os pés, tenha cuidado ao usá-la em áreas de estar, como salas de estar, quartos, quartos familiares e salas de jantar formais. No entanto, em alguns mercados, é o ideal para esses locais.
Madeira e bambu
A madeira não é uma boa opção para qualquer sala que freqüentemente se molhe ou veja muito tráfego, incluindo banheiros, lavanderias. O revestimento de bambu é semelhante à madeira no desempenho, custo, instalação e manutenção.
O piso de madeira de hoje vem inacabado e pré-acabado e em formas sólidas. A madeira sólida é de 3/4 de polegada de espessura, as tábuas de língua e ranhura que geralmente são pregadas a uma sub-base de madeira, mas podem ser coladas ao concreto. A madeira sólida inacabada é lixada e acabada no local após a instalação do piso. Madeira pré-acabada não precisa de acabamento no local.
Embora a instalação de cola seja mais complicada do que a de pregar. A instalação de piso flutuante projetada é a opção mais fácil e rápida.
As principais desvantagens da madeira são custo e manutenção. Toda madeira deve ser acabada, geralmente com poliuretano ou um revestimento claro similar. Os acabamentos oferecem moderada resistência à umidade e são propensos a arranhões e desgaste excessivo se o piso não for mantido limpo.
Laminado
Piso laminado, essencialmente, é uma alternativa de baixo custo. É feito de polpa de madeira e resina e pode se parecer muito com madeira real.
O piso laminado é feito com um núcleo de MDF (fibra de densidade média) coberto com uma camada de foto (para aparência) e um acabamento de polímero espesso. Quase todos os tipos são projetados para instalação de piso flutuante de encaixe, o que é rápido e fácil.
Tapete
Tapete não precisa de introdução ou explicação. É uma opção atraente para muitos, pois ela vem em várias cores e estilos, instala-se rapidamente e fica ótima quando é nova. O carpete também é quente, macio e silencioso, e é por isso que é preferido por muitos. O silêncio do tapete também o torna uma ótima opção para quartos de nível superior em casas de vários andares.
Vinílico e Linóleo
Vinílico e linóleo são materiais diferentes, mas são tipos similares de pisos “resilientes”. Ambas vêm em ladrilhos, placas e formulários de folha fáceis de instalar. Eles são altamente duráveis e resistentes à umidade e vêm em uma ampla variedade de cores e estilos. Vinílico e linóleo são boas opções para áreas de trabalho pesado e alto tráfego, incluindo cozinhas, áreas de jantar, lavanderias, e banheiros.
Vinílico é plástico, geralmente PVC, acrílico e polímeros similares. O linóleo é feito com materiais naturais, principalmente juta, cortiça e óleo de linhaça. Vinílico geralmente oferece mais opções de estilo e um preço mais amplo e faixa de qualidade, vem em cores vibrantes.
Esperamos que com essas dicas você tome a melhor decisão e compre o revestimento adequado para a seu projeto ou ambiente. Boa sorte!
Fonte das fotos: tuacasa.com.br / duratexmadeira.com.br / cobrire.com.br