Apartamentos Pequenos: Entenda porque estão cada vez mais comuns
Apartamentos Pequenos: Entenda porque estão cada vez mais comuns

No mundo moderno, nossas necessidades mudam muito rapidamente, inclusive no que diz respeito a moradia e a qualidade de vida. Sendo assim, o setor da Construção Civil precisa se adaptar aos desejos e sonhos dos brasileiros, que estão cada vez mais ligados em praticidade.

Neste sentido, os apartamentos pequenos se tornaram uma tendência no ramo imobiliário, e neste artigo vamos explicar o porquê.

Caso você acompanhe o mercado da Construção Civil, deve ter percebido que os apartamentos estão diminuindo, com o tempo, e isso não é à toa. Antigamente, era comum vermos famílias com muitos filhos, e estes filhos só se mudavam da casa dos pais para se casarem.

E se antigamente as crianças passavam o dia em casa na frente da televisão, hoje elas têm seus próprios compromissos: estão atarefadas com:

  • Aulas de esportes
  • Aulas de idiomas
  • Ensino integral

Isso também gera uma tendência no ramo imobiliário, que não se preocupa mais e fazer tantos quintais e apartamentos com muitos metros quadrados.

Neste artigo, separamos algumas características que explicam o sucesso e o aumento na oferta de apartamentos pequenos, que estão cada vez mais comuns no Brasil e em todo o mundo:

Localização

Que tal ir caminhando de casa para o escritório? Ter um apartamento bem localizado aumenta a qualidade de vida de quem mora nele. Isso porque a facilidade de estar perto dos centros comerciais, shoppings e do acesso ao transporte público gera menos transtorno na hora de sair de casa.

Outro fator é que, infelizmente, vivemos em um país com grande número de casos de assaltos e roubos, e por isso focar em segurança é essencial. Uma boa localização faz com que a segurança das redondezas seja maior, e este é mais um benefício, já que grande parte dos apartamentos pequenos é construído em áreas urbanas.

Muitas vezes, investidores adquirem apartamentos pequenos para alugar e, posteriormente, vender o imóvel. Como já dissemos, a tendência é que cada vez mais pessoas procurem este tipo de residência, e a localização é o que faz este imóvel ficar mais valorizado com o tempo, e este é mais um motivo da oferta de apartamentos pequenos terem crescido tanto nos últimos anos.

Locomoção

Este item está diretamente ligado ao anterior, afinal, quanto melhor for a localização do seu apartamento, mais fácil é a locomoção. Perder tempo com o trânsito é um dos pesadelos de quem gosta de aproveitar a vida e aproveitar as áreas de lazer da sua cidade.

Tanto para quem trabalha fora, como para quem faz home office, transitar pelas ruas faz parte da vida de todos, e sendo os apartamentos pequenos bem localizados, a praticidade na hora de sair ou chegar é um diferencial.

Linhas de ônibus, de metrô e vias bem iluminadas facilitam a locomoção do morador de um apartamento pequeno ou de quem vai fazer uma visita.

Infraestrutura

Em geral, prédios que possuem apartamentos pequenos disponibilizam uma infraestrutura completa em seu condomínio, para facilitar ainda mais a vida do morador. Como os imóveis não possuem área suficiente para montar determinados ambientes, como uma área de serviço por exemplo, é comum que estas estruturas sejam oferecidas no condomínio.

São algumas das comodidades vistas normalmente em condomínios de apartamentos pequenos:

  • Lavanderias coletivas
  • Academia
  • Playground para crianças

Poucos metros quadrados

Apartamentos com cerca de 30m² estão cada vez mais comuns, alguns ainda com varanda ou sacada. Apesar de o espaço ser considerado pequeno para muitas pessoas, para outras é ideal para morar só, ou até mesmo para um casal sem filhos.

Pelo fato de a área ser menor e com pouca circulação de pessoas, a necessidade de limpeza ou muitos móveis acaba diminuindo, o que gera economia para os moradores. Estilo minimalista tem sido a aposta de muitos brasileiros, e pode ser usado para decorar um apartamento compacto, com poucos detalhes, mas que fazem a diferença no visual.

Também, com a área menor, é mais fácil manter o ambiente organizado e a chance de acumular itens desnecessários diminui.

Cidade Populosa X Metros Quadrados

Hoje em dia, além das famílias terem diminuído, já não há tanto espaço disponível nos grandes centros – no Brasil, já somos mais de 209 milhões de habitantes. E para quem vive nestas metrópoles, como São Paulo, precisa abdicar de algumas coisas como ter uma casa espaçosa.

Quanto maior é a cidade, maior será a oferta de apartamentos pequenos. Isso porque as construtoras, percebendo a tendência de mercado nos novos moradores, focaram suas atividades em imóveis menores e funcionais, pois já não existe a procura por apartamentos com muitos metros quadrados.

O ideal é buscar um imóvel que supra suas necessidades e, como vimos neste artigo, a localização, a facilidade de locomoção, a infraestrutura, a praticidade e a grande oferta são alguns dos fatores que explicam o crescimento dos apartamentos pequenos no Brasil.

Sobre a Plano & Plano

Nascida na década de 90 com o objetivo de prestar serviços de engenharia e construção de qualidade, a Plano&Plano cresceu e hoje já figura entre as maiores construtoras e incorporadoras do País. Mesmo estando presente em mais de 15 cidades, ainda mantém o mesmo propósito, a mesma essência da época em que foi fundada: construir e entregar sonhos.

Sinônimo de sucesso no mercado imobiliário, com amplo portfólio, a Plano&Plano tem como propósito fazer mais e melhor – isso em todos os segmentos em que atua. Completa, a construtora e incorporadora hoje conta também com a sua própria força de vendas, a Plano&Vendas.

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Website: https://www.planoeplano.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/construtoraplanoeplano/
Instagram: https://www.instagram.com/planoeplano/?hl=pt-br
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/planoeplano
Pinterest: https://br.pinterest.com/planoeplano/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCHTnllKnEtCEmoHAfsXRkXg
Vimeo: https://vimeo.com/planoeplano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s