Como se manter aquecido na capital mais fria do Brasil

Dicas sobre o uso de radiadores ou pisos aquecidos

Em Curitiba, capital famosa pelas baixíssimas temperaturas nos meses de junho e julho, é essencial que para se manter aquecido você tenha sua casa aquecida também. E na hora de pensar no ambiente, é normal ficar em dúvida com qual tipo de aquecedor se deve usar. Será que são melhores os pisos aquecidos ou radiadores? Quais suas diferenças?

Para isso, Moisés Matos CEO da Warmup Brasil, explica as diferenças entre esses dois métodos de aquecimento de ambiente.

O aquecimento por radiadores é o padrão de aquecimento das casas, mas o fato dele permanecer inalterado durante as últimas 8 décadas o torna um pouco antiquado. “Mas recentemente, o “Underfloor Heating” surgiu como uma nova solução para o aquecimento central, oferecendo conforto e luxo incomparáveis.” diz Moisés.

Então juntamente com as comparações há explicações sobre como os pisos aquecidos se tornam uma melhor escolha para você e sua casa.

As principais diferenças podem ser divididas em 5 pontos principais: a distribuição de calor, conforto e qualidade do ar, eficiência de custos, liberdade de design e aquecimento por zona

1-     Distribuição de calor:

A proposta do piso aquecido é produzir calor de modo uniforme no ambiente, de forma que a sensação térmica seja a mesma em todos os locais. Esta proposta aumenta o conforto térmico do ambiente, devido a configuração de distribuição do sistema (que abrange grande parte da área do ambiente). Os radiadores funcionam aquecendo o ar por convecção. O ar aquecido vai em direção ao teto e, após resfriar, ele cai ao nível do solo para ser aquecido novamente pelo radiador. Isso cria um fluxo de ar quente e frio e, inevitavelmente, pontos quentes e frios, onde as áreas próximas aos radiadores são mais quentes do que as áreas em outras partes da sala. Como algumas áreas levam muito mais tempo para aquecer com radiadores e outras áreas estão superaquecidas, pontos quentes e frios reduzem os níveis de conforto ambiente.

2-     Conforto e qualidade do ar

O calor radiante, gerado pelo piso aquecido, mantém a umidade natural em uma sala, enquanto a convecção de ar quente tende a reduzir a umidade, o que pode tornar a área aquecida parecer abafada. Se todo o piso da sala estiver aquecido, o calor radiante proporcionará uma dispersão muito uniforme de calor, enquanto o aquecimento convencional aquece inicialmente uma área e em seguida leva tempo para circular e atingir o nível de conforto desejado. A elevação da temperatura do ar através do aquecimento convencional pode causar desconforto e superaquecimento, reduzir os níveis de oxigênio e, em última instância, causar problemas respiratórios.

3-     Eficiência de custos

A forma como os radiadores produzem calor cria pontos quentes e frios, isso significa que, para se sentir mais quente longe do radiador, é necessário aumentar a temperatura ambiente. Isso fará com que os radiadores criem mais calor e reduzam os pontos frios, mas ao mesmo tempo tornem a área próxima ao radiador ainda mais quente. Este sobreaquecimento significa que a temperatura da sala acabará por se tornar demasiado quente, criando a necessidade de abrir janelas para permitir a entrada de ar fresco, mas ao mesmo tempo permitindo que o calor escape, desperdiçando energia e dinheiro. Desperdício de energia sai caro, isso pode elevar significativamente suas faturas de aquecimento.

4-     Liberdade de design

O piso aquecido é o sonho de um decorador, pois não ocupa nenhum espaço no chão, uma vez que a fonte de calor está dentro do piso. Os sistemas de radiadores são geralmente volumosos e precisam estar dentro da sala, o que significa que o espaço da parede deve ser alocado. Isso se torna extremamente problemático, especialmente em pequenas áreas, como banheiros, onde cada centímetro é necessário para tirar o máximo proveito do espaço.

5-     Aquecimento por zona

O aquecimento é mais eficiente quando é usado zona por zona. Na maioria dos casos, o aquecimento por piso aquecido é dividido por ambientes, com um termostato controlando cada zona específica. Portanto, existe a possibilidade de aquecer apenas os ambientes de interesse. Por outro lado, os sistemas de radiadores convencionais, tendem a aquecer toda a casa de uma vez e são menos eficientes que o aquecimento por zonas individuais.

Essas são as razões pelas quais os pisos aquecidos se tornam uma melhor escolha para a sua casa, sendo beneficiária para sua saúde e conforto.

E se você, residente de Curitiba, tem interesse em adquirir esses maravilhosos pisos aquecidos entre em contato com a Warmup, líder mundial no setor de piso aquecido, e solicite orçamento ee venha nos conhecer.

Serviço: Warmup

Moisés Matos

CEO da Warmup Brasil

Contato: (41) 3117-0521

Amazonas de Souza Azevedo, 436, Bacacheri – Curitiba

Facebook: Warmup Brasil

Instagram: @warmupbrasil

Serviço: Caminhos da Serra

Jorge  Feola 

Proprietário

Contato: (41) 3673-4262

Rua Isídio Alves Ribeiro, 800 83304-240 Piraquara, PR

Facebook: Caminhos da Serra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s