Imóveis compactos despontam no mercado imobiliário

Eles tiveram maior velocidade de venda em comparação a outras tipologias, mesmo durante a pandemia. Incorporadoras incrementam projetos e serviços agregados

Não é à toa que o mercado imobiliário atraia tanta atenção dos investidores, e seja visto com bons olhos neste período atípico de crise sanitária mundial. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a demanda habitacional no Brasil é prevista em 14 milhões de moradias até 2025. Aliado a isso, a queda da taxa Selic facilitou o acesso à casa própria e também atraiu os investidores, em busca de diversificação.

Os principais imóveis do momento têm sido os que apresentam metragens compactas, é o que aponta um estudo do cenário imobiliário goiano promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-GO). Os apartamentos de um dormitório, aponta a pesquisa, representavam apenas 3,98% da oferta total de 37.535 imóveis residenciais que eram ofertados em junho de 2020. Contudo, foram os que tiveram maior velocidade de venda: o VSO Líquida (Velocidade de Venda sobre a Oferta, já descontando os distratos) foi de 36,32, enquanto a média de toda oferta foi de 10,56.

LUXO COMPACTO – Dentro da categoria de imóveis compactos, o que oferece melhor custo benefício tem sido o chamado luxo compacto, que são apartamentos construídos dentro dos critérios de qualidade e diferenciais de lazer empregados nos empreendimentos de luxo de grandes metragens, e que atendem aos critérios de localização privilegiada e próxima às principais conveniências. No entanto, possuem o layout das unidades habitacionais otimizado e focado na praticidade da manutenção de um lar no dia a dia. 

São apartamentos que oscilam entre 50 a pouco mais de 70 metros quadrados, de uma a duas suítes, mas que oferecem suíte com possibilidade de inclusão de closet, e a oportunidade de se instalar um gourmet ou mesmo spa na varanda, de acordo com a preferência do comprador, conforme seu estilo de vida. Na área comum, eles reúnem o melhor dos imóveis de luxo, como áreas de lazer completas e diferenciadas, coworking, academia, lavanderia, carro compartilhado, entre demais diferenciais, que atraem famílias de diferentes perfis. 

“Vemos desde solteiros a casais de idosos ou com filho pequeno que buscam em unidades mais compactas a facilidade de organizarem seu dia a dia. Mas, nem por isso, abrem mão de terem acesso a todas as vantagens pensadas para os empreendimentos mais nobres, como um studio de pilates exclusivo para moradores do condomínio. E ainda contam com a vantagem deste imóvel estar em uma localização privilegiada e de fácil acesso. Ou seja, um apartamento com esses diferenciais desperta interesse dos usuários, tem rápida locação ou liquidez em caso de venda. É o que mostra a nossa experiência”, diz o diretor de mercado da City Soluções Urbanas, João Gabriel Tomé.

Em se tratando do conceito de luxo compacto, a City Soluções Urbanas tem percebido a boa aceitação. Dos três empreendimentos que lançou com este perfil, o primeiro deles, entregue no ano passado, teve metade das unidades vendidas ainda na planta, e a outra metade durante a construção. 

Já o segundo, que está em construção, está com 90% das unidades comercializadas. Seu mais recente lançamento, o Hub Compact Life, no setor Bueno, traz algumas evoluções pensadas principalmente para atender ao público dos investidores, e que foram desenvolvidas com a experiência colhida nos dois outros lançamentos.

PARA INVESTIDORES – Para potencializar o ativo imobiliário, gerando agilidade na locação e liquidez em caso de venda, a incorporadora está lançando junto com o empreendimento o Kit Decor, que permite a entrega do apartamento completamente mobiliado e com a execução do trabalho de marcenaria de armários, o que facilita sobremaneira a vida de quem adquire um imóvel voltado para a locação. “A pessoa já terá o apartamento completamente pronto para alugar e executado mediante suas preferências negociadas junto aos profissionais da City”, explica.

Outra facilidade criada é o City Rent, um serviço oferecido aos investidores que não querem se preocupar com o processo de locação, que envolve desde a identificação dos potenciais inquilinos, às manutenções e vistorias necessárias durante a abertura e encerramento dos contratos. “O City Rent é mais uma das inovações criadas para facilitar a vida de quem adquire o imóvel pensando na locação. Vamos desenvolvê-lo junto a um parceiro do mercado de locações e será uma das nossas contribuições para facilitar a vida e a administração do imóvel”, esclarece João Gabriel.

Na visão de João Gabriel, o  imóvel de luxo compacto tem se mostrado como o melhor custo-benefício entre os investidores, pois o seu aporte para aquisição fica abaixo dos R$ 350 mil, mas em localização nobre, com o metro quadrado em constante valorização, e que atrai rapidamente o interesse para a locação, “fazendo com que o valor recebido pelo aluguel possa ser revertido nas parcelas do financiamento”, calcula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s